ModeloFEDER

Projeto Nº POCI-02-0853-FEDER-026454

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos POCI- Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Designação do Projeto: Transforma PME

Investimento Total: 352.920,00 EUR

Investimento Elegível: 275.294,11 EUR

Apoio Financeiro da UE (FEDER): 152.099,99 EUR

Apoio Financeiro Público Nacional: Não aplicável

Síntese do Projeto:

O projeto intervém em 3 áreas: Qualidade, Eco-Inovação e Inovação Organizacional e Gestão.

A incidência geográfica é a Região Norte, região onde a quase totalidade das empresas são PME.

Qualidade: Na área da qualidade propomos a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em novas empresas e a Transição do SGQ ISO 9001:2015 nas empresas onde a norma anterior estava já implementada. Pretende-se a superação de expetativas e necessidades dos clientes, cada vez mais conscientes da Qualidade e exigentes com o seu fornecedor. A certificação da Qualidade demonstra o compromisso com a Qualidade, a satisfação dos clientes e o acompanhamento do mercado em constante evolução e reforça a imagem institucional.

Eco-Inovação: É nosso propósito apoiar as empresas no seu processo de aumento de competitividade pela eficiência ambiental, através da implementação de Sistemas de Gestão Ambiental, da realização de diagnósticos ambientais etc. já que é claro que o mercado, em especial o mercado internacional, premeia cada vez mais as empresas comprometidas com a sustentabilidade ambiental do planeta.

Organização e Gestão: Com a implementação do Lean, é expectável atingir-se uma drástica redução dos tempos dos processos produtivos, um aumento da capacidade e agilidade da empresa, uma libertação de espaços e uma redução dos custos operacionais, traduzidos num aumento contínuo da produtividade da empresa (poderá chegar até aos 50%/ano), numa melhoria do desempenho e do envolvimento do pessoal e no aumento da eficiência operacional dos equipamentos.

Resultados esperados:

resultados