Local de Realização
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Data de Início
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Designação da Ação
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Nível
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Conteúdos
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Águeda
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15.01.2018
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UFCD 3776 - Informática – Folha de Cálculo e Base de Dados
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Folha de cálculo: Características; Vantagens e desvantagens; Criação, gravação e edição de uma folha de cálculo; Formatação; Gráficos com recurso a modelos pré-definidos; Preparação de conteúdos para a Internet. Base de dados: Características; Vantagens e desvantagens; Modo de funcionamento; Componentes de uma base de dados; Manutenção de bases de dados; Publicação de conteúdos para a Internet.
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Águeda
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15.01.2018
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UFCD 0628 - Língua Inglesa - Técnicas de Escrita
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Documentos comerciais em língua inglesa Documentos comerciais e contabilísticos Documentos bancários Frases comerciais tipo
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Águeda
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19.01.2018
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UFCD 6213 - Condução e Manobra de Equipamentos de Carga e Descarga
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Tipos de equipamentos Empilhadores elevadores: Empilhadores convencionais térmicos; Empilhadores convencionais eléctricos; Empilhadores retrácteis; Empilhadores bilaterais e trilaterais; Empilhadores telescópicos; Porta contentores e grandes cargas Veículos guiados automaticamente: Stackers; Porta Paletes Regras gerais de condução e circulação dos equipamentos: Estabilidade e centros de gravidade; Arranque do motor, operações de marcha e paragem do motor; Operações com dispositivo de elevação; Levantamento, transporte e colocação de cargas; Carregamento e descarregamento; Fases de empilhamento com empilhadores de contra-peso; Fases de descarregamento ou desempilhamento Inspeção, limpeza e manutenção do equipamento: Operações periódicas de inspeção, limpeza e manutenção; Carga e manutenção das baterias Regras de segurança: Identificação dos riscos na movimentação de cargas; Atribuição e responsabilidades ao operador; Estacionamento de equipamento em segurança; Ergonomia; Regras de higiene e segurança
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Águeda
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16.01.2018
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UFCD 3564 - Primeiros Socorros
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Tipos de acidente Comportamento perante o sinistrado: Prevenção do agravamento do acidente; Alerta dos serviços de socorro público; Exame do sinistrado; Socorros de urgência; Primeiros socorros e conselhos de prevenção nos diferentes casos de dificuldade respiratória - Dificuldades respiratórias – descrição: Socorros de urgência; Reanimação cardio-respiratória Feridas, fraturas, acidentes respiratórios, acidentes digestivos, acidentes pelos agentes físicos, envelhecimento Acidentes inerentes à profissão: Queimadura: Por corrente eléctrica; Hemorragia externa por ferimento (corte); Comportamento a seguir; Esterilização dos instrumentos; Prevenção dos acidentes de trabalho, supressão de risco, proteção coletiva, proteção individual, sinalização Serviço Nacional de Proteção Civil: Socorrismo e realidade A profissão confrontada com a doença: Prevenção de acidentes e doenças profissionais: Higiene do profissional, Higiene do meio ambiente; Revisão de atuação em diferentes casos: Revisão dos efeitos tardios em certos acidentes.
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Águeda
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20.02.2018
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UFCD 7848 - Gestão da Qualidade
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Gestão da qualidade: Conceito e evolução histórica; Função qualidade, controlo da qualidade, garantia da qualidade, gestão da qualidade; Estratégia da organização e competitividade. O Sistema Português da Qualidade: Normalização – normas de âmbito nacional, europeu e internacional; Metrologia – a exatidão das medições realizadas; Qualificação – acreditação e certificação. Relação entre os sistemas de gestão da qualidade e os modelos de excelência Aspetos transversais aos sistemas de gestão da qualidade: Princípios de gestão da qualidade; Requisitos dos sistemas de gestão da qualidade e requisitos dos produtos; Desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão da qualidade; Abordagem por processos: a metodologia PDCA; Política da qualidade e objetivos da qualidade; Papel da gestão de topo no âmbito do sistema de gestão da qualidade; Motivação para a qualidade; Documentação do sistema de gestão da qualidade; Monitorização e medicação; Avaliação dos sistemas de gestão da qualidade; Ferramentas da qualidade; Custos da qualidade; Melhoria contínua. Compatibilidade com outros sistemas de gestão e sua integração Questões da qualidade adaptadas a um setor da qualidade
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Águeda
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20.02.2018
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UFCD 7844 - Gestão de Equipas
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Organização do trabalho de equipa Comunicar eficazmente com a equipa Gestão orientada para os resultados e para as pessoas Técnicas de motivação e dinamização da equipa Gestão de conflitos Orientação da equipa para a mudança Liderança: Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos; Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança; Diferentes estilos de Liderança; Competências necessárias à coordenação de equipas; Estratégias de mobilização da equipa para um desempenho de excelência; Gestão de situações problemáticas na equipa Trabalho em equipa: implicações e especificidades; Excelência no trabalho em equipa; Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa; Mobilização de recursos pessoais em função da equipa; Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa
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Águeda
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Em breve
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UFCD 7847- Aplicações Informáticas na Ótica do Utilizador
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Informática – conceitos gerais Operações elementares com o sistema operativo Processamento de texto: Características e vantagens do processador de texto; Criação, gravação e edição de documentos; Formatação de documentos; Impressão de documentos Folha de cálculo Sistema de gestão de base de dados Aplicação de apresentação de diapositivos Internet: Características e vantagens da internet; Pesquisa de informação; Correio eletrónico: Características e vantagens do correio eletrónico; Elaboração, envio, receção e leitura de mensagens de correio eletrónico Gestão de agenda e calendário Gestão de contactos Gestão de tarefas Utilização da Web 2.0 – Wikis, blogs, mash-ups, redes sociais, …
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Águeda
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Em breve
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UFCD 3296 - Higiene e Segurança Alimentar
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Noções de microbiologia Noções de higiene Conservação e armazenamento de géneros alimentícios Noções de limpeza e desinfecção Introdução à aplicação do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo)
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Águeda
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Em breve
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UFCD 7538 - Manutenção Industrial
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Manutenção industrial: Conceitos de manutenção industrial; Organização técnica e administrativa da manutenção; O papel da manutenção; O custo da manutenção; Tipos de manutenção; A manutenção e os seus parceiros; A ligação da manutenção com a produção; Estrutura do serviço de manutenção; Organização de um serviço de manutenção: Planificar a manutenção; Classes de manutenção; Sequência processual; Mecanização; Período de trabalho Prevenção na manutenção: A manutenção preventiva e os se Diagnóstico de avarias em diversos tipos de equipamento Tipologias e causas das avarias mais comuns Avarias e anomalias de funcionamento Instrumentos apropriados para a realização de manutenção Operações de manutenção Manutenção produtiva total (TPM) us objetivos; A elaboração de um programa de intervenção preventiva; Aquisição Ensaios; Funcionamento; Dossiê da manutenção Diagnóstico de avarias em diversos tipos de equipamento: Tipologias e causas das avarias mais comuns; Avarias e anomalias de funcionamento Instrumentos apropriados para a realização de manutenção Operações de manutenção Manutenção produtiva total (TPM)
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Águeda
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Em breve
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UFCD 6595 - 5 S
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O que são os 5S Vantagens da aplicação dos 5S Classificar Organizar Limpar Normalizar Disciplinar e melhorar Controlo visual Realização de auditoria 5S Sistema de indicadores Aplicação prática em posto de trabalho
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Águeda
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Em breve
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UFCD 3782 - Segurança no Trabalho – Equipamentos
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Selecção de equipamentos de proteção individual face aos riscos, natureza e tipo de trabalho Metodologias para conceção de listas de verificação a partir de diplomas legais Normas técnicas Códigos de boas práticas Informação técnica Manuais de instruções dos equipamentos: Por setor de actividade; Por tipo de risco; Por profissão; Por operação; Por componente material do trabalho. Instrumentos de deteção e de medição de leitura direta no domínio da segurança e seus princípios de funcionamento: Explosivímetros; Detectores de gases; Vapores manómetros
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Águeda
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Em breve
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UFCD 0677 - Recursos Humanos – Processos de Recrutamento, Seleção e Admissão
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Técnicas de recursos humanos: A diferença entre recrutar e seleccionar; Necessidades de recrutamento: Diferentes tipos de recrutamento (externo e interno) Fases do recrutamento e selecção Diversas fontes de recrutamento (anúncios, bolsa de candidaturas, contactos, sites e outros) Fases e instrumentos de selecção: Triagem curricular; Os testes e as entrevistas; Comunicação de resultados Admissão de pessoal: Acolhimento na empresa; Abertura do processo; Processos individuais de pessoal Base de dados do pessoal: Organização e Manutenção
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Águeda
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Em breve
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UFCD 0353 - Atendimento Telefónico
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Etapas e regras do atendimento telefónico:- Etapas do atendimento telefónico: Guião de apoio ao Operador; - Abordagem inicial; Prestação do Serviço / reencaminhamento; Despedida; - Regras elementares do comportamento no atendimento telefónico Comunicação telefónica: Linguagem adequada à comunicação telefónica; Comunicação verbal (a forma): Articulação; Fluência; Modulação (volume, ritmo e tom)
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Águeda
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Em breve
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UFCD 0432 - Estratégias de Fidelização
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Conceito e objetivos da fidelização Mecanismos que afetam a relação com o cliente e a sua fidelização Estratégias de fidelização
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Águeda
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Em breve
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UFCD 0404 - Organização Pessoal e Gestão do Tempo
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Técnicas para inventariação das atividades desenvolvidas Técnicas para análise das atividades desenvolvidas e sua priorização Identificação do potencial de melhoria de cada uma das atividades Regras básicas de organização pessoal Regras fundamentais da gestão do tempo Desenvolvimento de planos de ação de melhoria de desempenho utilizando as regras básicas de gestão do tempo e de organização pessoal
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Águeda
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Em breve
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UFCD 8143 - Proteção Ambiental
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Conceitos e fundamentos da proteção ambiental Importância do ambiente O ambiente perante a estratégia da empresa Normas nacionais e internacionais da proteção ambiental Conceitos e fundamentos da gestão de resíduos Tipos de resíduos e sua classificação Processos de tratamento e valorização de resíduos
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Águeda
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Em breve
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UFCD 7850 - Gestão de Stocks
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Noção e objetivos do Aprovisionamento Função de um serviço de compras Organização das compras Preenchimento de documentação comercial Operações da gestão de stocks: Armazenagem; Gestão de entradas/saídas; Transportes; Inventários A gestão de stocks: Gestão material de stocks; Gestão administrativa dos stocks; Gestão económica dos stocks; Curva ABC como método de gestão; Classificação dos stocks. Modelos e métodos de Aprovisionamento Custos envolvidos nos stocks Elaboração de orçamentos
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