Encerrado : Projeto nº POCI-03-3560-FSE-000415
Objetivo principal| Promover o emprego e apoiar a mobilidade laboral
Região de intervenção |Norte e Centro
Entidade beneficiária |IAFE- Instituto da Empresa
Apoio no âmbito do sistema de incentivos
POCI- Programa Operacional Competitividade e Internaciolização
Formação- Ação para PME
Custo total elegível | 1.412.699,24 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 776.260,82 EUR
Apoio financeiro público nacional/regional | Não aplicável
Síntese do projeto:
Projeto Conjunto de Formação-Ação dirigido a PME das Regiões Norte e Centro do País, tendo previsto como objetivo específico intensificar a Qualificação das PME para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão em temáticas associadas à inovação e mudança, através de desenvolvimentos de formação-ação junto dos colaboradores das empresas participantes.
A metodologia de intervenção baseia-se no ciclo (PLAN-DO-CHECK-ACT), respeitando a ordenação lógica destas etapas. Neste sentido parte-se de um diagnóstico que permitirá a definição do plano de ação /desenvolvimento para a fase seguinte de implementação das medidas de consultoria e formação.
O projeto irá abranger 87 PME que serão distribuídas pelas seguintes temáticas cujos objetivos se descrevem de seguida.
Temática A - Organização e Gestão:
- Promover competências nos recursos humanos da PME que permitam maiores níveis de autonomia e melhor adequação das suas qualificações aos desafios da otimização da organização e gestão da empresa, por via a alcançar a melhoria contínua da sua capacidade competitiva.
- Qualificar a PME para reforçar a sua competitividade e capacidade de resposta no mercado global, através de um processo estruturado de formação- ação, assente num diagnóstico e subsequente implementação de medidas formativas (consultoria e ações de formação), que permitam melhorar dimensões no domínio da gestão operacional, de que são exemplo: introdução de novos métodos ou novas filosofias de organização do trabalho, reforço das capacidades de gestão, estudos e projetos, redesenho e melhorias de layout, ações de benchmarking, competências internas de diagnóstico e planeamento, melhoria das capacidades de desenvolvimento e distribuição de produtos, processos e serviços, etc.
Temática B – Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST ou outros):
- Otimizar processos através da implementação de Sistemas de Gestão, por forma a reduzir não conformidades, aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação.
- Contribuir pela via da formação-ação para a implementação de sistemas de gestão da qualidade ou de outros sistemas de gestão, não incluídos nas demais temáticas abrangidas pelo Programa, com vista à sua posterior certificação (seja pelo sistema português da qualidade ou por sistemas internacionais de certificação). Como resultado prevê-se um aumento da qualidade dos produtos, serviços ou processos de gestão das empresas, implementação de sistemas de gestão pela qualidade total, redução de não conformidades (processo, produto) certificação de produtos e serviços com obtenção de marcas.
Resultados esperados no projeto:
Projeto Nº POCI-02-0853-FEDER-026454
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos POCI- Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Designação do Projeto: Transforma PME
Investimento Total: 352.920,00 EUR
Investimento Elegível: 275.294,11 EUR
Apoio Financeiro da UE (FEDER): 152.099,99 EUR
Apoio Financeiro Público Nacional: Não aplicável
Síntese do Projeto:
O projeto intervém em 3 áreas: Qualidade, Eco-Inovação e Inovação Organizacional e Gestão.
A incidência geográfica é a Região Norte, região onde a quase totalidade das empresas são PME.
Qualidade: Na área da qualidade propomos a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em novas empresas e a Transição do SGQ ISO 9001:2015 nas empresas onde a norma anterior estava já implementada. Pretende-se a superação de expetativas e necessidades dos clientes, cada vez mais conscientes da Qualidade e exigentes com o seu fornecedor. A certificação da Qualidade demonstra o compromisso com a Qualidade, a satisfação dos clientes e o acompanhamento do mercado em constante evolução e reforça a imagem institucional.
Eco-Inovação: É nosso propósito apoiar as empresas no seu processo de aumento de competitividade pela eficiência ambiental, através da implementação de Sistemas de Gestão Ambiental, da realização de diagnósticos ambientais etc. já que é claro que o mercado, em especial o mercado internacional, premeia cada vez mais as empresas comprometidas com a sustentabilidade ambiental do planeta.
Organização e Gestão: Com a implementação do Lean, é expectável atingir-se uma drástica redução dos tempos dos processos produtivos, um aumento da capacidade e agilidade da empresa, uma libertação de espaços e uma redução dos custos operacionais, traduzidos num aumento contínuo da produtividade da empresa (poderá chegar até aos 50%/ano), numa melhoria do desempenho e do envolvimento do pessoal e no aumento da eficiência operacional dos equipamentos.
Resultados esperados:
Local de Realização |
Data de Início |
Designação da Ação |
Nível |
Conteúdos |
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Águeda |
15.01.2018 |
UFCD 3776 - Informática – Folha de Cálculo e Base de Dados |
4 |
Folha de cálculo: Características; Vantagens e desvantagens; Criação, gravação e edição de uma folha de cálculo; Formatação; Gráficos com recurso a modelos pré-definidos; Preparação de conteúdos para a Internet. |
|
Águeda |
15.01.2018 |
UFCD 0628 - Língua Inglesa - Técnicas de Escrita |
2 |
Documentos comerciais em língua inglesa |
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Águeda |
19.01.2018 |
UFCD 6213 - Condução e Manobra de Equipamentos de Carga e Descarga |
2 |
Tipos de equipamentos |
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Águeda |
16.01.2018 |
UFCD 3564 - Primeiros Socorros |
2 |
Tipos de acidente |
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Águeda |
20.02.2018 |
UFCD 7848 - Gestão da Qualidade |
4 |
Gestão da qualidade: Conceito e evolução histórica; Função qualidade, controlo da qualidade, garantia da qualidade, gestão da qualidade; Estratégia da organização e competitividade. |
|
Águeda |
20.02.2018 |
UFCD 7844 - Gestão de Equipas |
4 |
Organização do trabalho de equipa |
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Águeda |
Em breve |
UFCD 7847- Aplicações Informáticas na Ótica do Utilizador |
4 |
Informática – conceitos gerais |
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Águeda |
Em breve |
UFCD 3296 - Higiene e Segurança Alimentar |
2 |
Noções de microbiologia |
|
Águeda |
Em breve |
UFCD 7538 - Manutenção Industrial |
4 |
Manutenção industrial: Conceitos de manutenção industrial; Organização técnica e administrativa da manutenção; O papel da manutenção; O custo da manutenção; Tipos de manutenção; A manutenção e os seus parceiros; A ligação da manutenção com a produção; Estrutura do serviço de manutenção; Organização de um serviço de manutenção: Planificar a manutenção; Classes de manutenção; Sequência processual; Mecanização; Período de trabalho |
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Águeda |
Em breve |
UFCD 6595 - 5 S |
4 |
O que são os 5S |
|
Águeda |
Em breve |
UFCD 3782 - Segurança no Trabalho – Equipamentos |
4 |
Selecção de equipamentos de proteção individual face aos riscos, natureza e tipo de trabalho |
|
Águeda |
Em breve |
UFCD 0677 - Recursos Humanos – Processos de Recrutamento, Seleção e Admissão |
4 |
Técnicas de recursos humanos: A diferença entre recrutar e seleccionar; Necessidades de recrutamento: Diferentes tipos de recrutamento (externo e interno) |
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Águeda |
Em breve |
UFCD 0353 - Atendimento Telefónico |
4 |
Etapas e regras do atendimento telefónico:- Etapas do atendimento telefónico: Guião de apoio ao Operador; - Abordagem inicial; Prestação do Serviço / reencaminhamento; Despedida; - Regras elementares do comportamento no atendimento telefónico |
|
Águeda |
Em breve |
UFCD 0432 - Estratégias de Fidelização |
2 |
Conceito e objetivos da fidelização |
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Águeda |
Em breve |
UFCD 0404 - Organização Pessoal e Gestão do Tempo |
2 |
Técnicas para inventariação das atividades desenvolvidas |
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Águeda |
Em breve |
UFCD 8143 - Proteção Ambiental |
2 |
Conceitos e fundamentos da proteção ambiental |
|
Águeda |
Em breve |
UFCD 7850 - Gestão de Stocks |
4 |
Noção e objetivos do Aprovisionamento |
Projeto Encerrado
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O IAFE- Instituto da Empresa encontra-se a promover um Projeto Conjunto de Formação- Ação, dirigido a 96 PME que visa intervir na qualificação dos RH das PME com atividade nas Regiões do Norte, Centro e Alentejo.
Com co-financiamento através do Compete 2020 e do Fundo Social Europeu, em 90 % não reembolsáveis ao abrigo do regime de auxílio de minimis, o projeto propõe-se intervir em cada PME através de um pacote muito significativo de horas de consultoria e de horas de formação.
O IAFE encontra-se a selecionar as PME que manifestem interesse em Adesão a esteprojeto.
PARA QUEM?
O Projeto dirige-se a empresas até 249 trabalhadores com estatuto de PME e o nº de horas (consultoria e formação) afeto a cada Empresa difere da sua dimensão (micro, pequena ou média empresa). Por exemplo, para uma pequena empresa o projeto prevê uma intervenção à medida constituída por 80 horas de formação e mais 120 horas de consultoria (consultar quadro final).
COMO?
O Projeto Conjunto de “Formação/Ação PME 2019-2022” é uma intervenção em contexto empresarial, altamente diferenciadora, assente num diagnóstico inicial seguido da implementação de medidas concretas de consultoria e de ações de formação, visando melhorar dimensões-chave das empresas. A intervenção é desenhada à medida das necessidades de cada organização, em função das especificidades de cada PME participante.
QUAL A TEMÁTICA DE INTERVENÇÃO?
O projeto conjunto de formação-ação para PME que o IAFE se encontra a preparar prevê que cada PME, em função das suas necessidades de qualificação específicas, possa vir a ser integrada numa das seguintes TEMÁTICAS:
- INTERNACIONALIZAÇÃO
- ECONOMIA DIGITAL
- GESTÃO DA INOVAÇÂO
- IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO
- GESTÃO COMERCIAL E MARKETING
OBJETIVOS E LINHAS ORIENTADORAS DE CADA TEMÁTICA:
Internacionalização
Objetivo geral:
- Capacitar as PME para encetarem processos de internacionalização e entrarem em outrosmercados.
Linhas orientadoras:
- Conhecimento de mercados externos e caracterização de parceiros; criação, desenvolvimento e promoção internacional de marcas; prospeção, posicionamento e presença de produtos/serviços em mercados internacionais; marketing internacional; nova organização das práticas comerciais; novos métodos de relacionamento externo; certificações específicas para os mercados externos; desenvolvimento de instrumentos de gestão orientados para a internacionalização; redefinição do modelo de negócio; domínio das condições legais, económicas eculturais.
Prevê-se concretizar um aumento das exportações, aumento da presença em mercados internacionais, alargamento da base exportadora, reforço do capital exportador, ampliação dos canais de exportação, prospeção de mercados, diversificação de produtos, serviços ou modelos de negócio.
Economia digital
Objetivo geral:
- Inovar na digitalização do modelo de negócio para reforço do posicionamento e notoriedade à escala global.
Linhas orientadoras:
- Desenvolvimento de redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços no mercado; criação e/ou adequação dos modelos de negócios com vista à inserção da PME na economia digital; presença na web; introdução de sistemas de informação aplicados a novos métodos de distribuição e logística; Fusão de tecnologias e pela integração de sistemas físicos e digitais; utilização de ferramentas sofisticadas de marketing para ampliação da presença nomercado.
Gestão da inovação
Objetivo geral:
- Capacitar as PME em competências de gestão da inovação que estimulem o desenvolvimento interno e a cooperação empresarial e a capacidade de resposta no mercadoglobal.
Linhas orientadoras:
- Introdução de novos métodos ou novas filosofias de organização do trabalho; aplicação de métodos de estímulo à criatividade; atividades de design thinking; construção de planos de inovação; projetos de desenvolvimento de novos produtos/serviços/projetos empresariais; fomento do intraempreendedorismo; estímulo à cooperação interempresarial; redesenho e melhorias de layout; ações debenchmarking.
Pretende-se alcançar o desenvolvimento e implementação de soluções novas e/ou de soluções melhoradas ao nível de processos, produtos, serviços, organização ou marketing; ganhos de competitividade, desempenho e conhecimento; reforço das capacidades de gestão, estudos e projetos; a concretização de inovação organizacional por via da aplicação de um novo método organizacional na prática do negócio ou na organização do local de trabalho.
Implementação de sistemas de gestão (Qualidade, Ambiente, SST ou outros)
Objetivo geral:
Otimizar processos e criar vantagens competitivas que fortaleçam as PME face à concorrência e melhorem a sua reputação junto dosstakeholders.
Linhas orientadoras:
- Sensibilização e contributo para a implementação de sistemas de gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho, ou de outros sistemas de gestão, com vista à sua posterior certificação (seja pelo sistema português da qualidade ou por sistemas internacionais decertificação).
Espera-se o aumento da qualidade dos produtos, serviços ou processos de gestão das empresas, implementação de sistemas de gestão pela qualidade total, redução de não conformidades (processo, produtos) e ineficiências, certificação de produtos e serviços com obtenção de marcas; maximização da eficiência; desenvolvimento sustentável da PME.
Gestão comercial e marketing
Objetivo geral:
- Desenvolver competências e implementar estratégias de logística, divulgação, comércio evendas.
Linhas orientadoras:
- Internalizar habilidades para conduzir processos de compra e venda; implementar novos métodos de recolha, seleção e interpretação de informação relevante para o processo negocial; incrementar capacidades de comunicação e argumentação para o contacto com clientes, fornecedores e vendedores; desenvolver e implementar estratégias de marketingdiferenciadoras.
Prevê-se conseguir a resolução de problemas negociais com resultados win-win; planear e coordenar o processo de comercialização e venda de produtos e/ou serviços; definir políticas e estratégias comerciais da PME; planos de marketing.
Equipa Pedagógica do Projeto nº POCI-03-3560-FSE-000761
Duração da Intervenção e Número de Formandos (Quadro Exemplificativo)
|
Horas de Intervenção por Dimensão de PME |
Nº médio de formandos estimado |
** Comparticipação estimada da empresa (10%) |
|||
Dimensão PME |
Nº horas formação (A) |
Nº horas consultoria (B) |
Total horas de formação-ação (A+B) |
Formação teórica |
Consultoria formativa |
|
Micro (ambiente inter- empresas)* |
75 |
100 |
175 |
3 |
3 |
938,44 € |
Micro (ambiente intra- empresa) |
75 |
100 |
175 |
6** |
3 |
1 110,00 € |
Pequena |
80 |
120 |
200 |
8** |
3 |
1326,25€ |
Média |
100 |
150 |
250 |
10** |
3 |
1707, 81 € |
NOTAS IMPORTANTES
O nº de horas de intervenção será idêntico para todas as Temáticas que se prevê abranger pelo Projeto Conjunto do IAFE.
Em função do diagnóstico prévio e das suas necessidades específicas cada PME é integrada numa das Temáticas. A componente de consultoria será sempre realizada dentro da empresa (ambiente intraempresa), independentemente da dimensão da PME.
Os 3 colaboradores que participarem na componente de consultoria têm de participar também na componente de formação.
O nº mínimo de colaboradores por PME para a componente de formação é de 6 formandos para que venha a ser possível a realização da componente de formação em ambiente intraempresa, sempre que tal se justifique.
* As microempresas que não tenham um mínimo de 6 participantes na formação, somente poderão realizar a formação em ambiente inter-empresas realizando, por exemplo, a formação com 3 colaboradores que serão integrados numa turma em que participarão formandos oriundos de outra micro empresa, em local a definir.
** Números médios de formandos por empresa, estimados em função da dimensão da PME. Poderão vir a ser integrados mais formandos, situação a analisar empresa a empresa, no momento da implementação.
O valor estimado da comparticipação da empresa (10%) foi calculado tendo por base o nº de horas de consultoria e de formação a realizar por cada PME bem como o nº de formandos indicativo apresentado, sendo pago em pequenas tranches ao longo do projeto em função da execução real das horas em cada PME.
COMO PODE BENEFICIAR?
As PME que pretendam usufruir das vantagens do Programa ”Formação/Ação PME 2019-2022” deverão contactar o IAFE que se disponibiliza para prestar todas as informações e esclarecimentos às PME que queiram vir a participar nesta edição.
Contactos: Tel.: 229 773 910 |Telem. +351 934 009 263 | E-mail.: isabel.ribeiro@iafe.
Local de Realização |
Data de Início |
Designação da Ação |
Nível |
Conteúdos |
|
Porto |
Em breve |
UFCD 3564 - Primeiros Socorros |
2 |
Tipos de acidente |
|
Porto |
Em breve |
UFCD 7229 - Gestão do Stress do Profissional |
2 |
O Stress:Conceito de stress; Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais; Sinais e sintomas; Consequências negativas do stress; Medidas preventivas; Técnicas de controlo e gestão de stress profissional; Como lidar com situações de agonia e sofrimento; Técnicas de auto-proteção |
|
Porto |
Em breve |
UFCD 3776 - Informática – Folha de Cálculo e Base de Dados |
4 |
Folha de cálculo: Características; Vantagens e desvantagens; Criação, gravação e edição de uma folha de cálculo; Formatação; Gráficos com recurso a modelos pré-definidos; Preparação de conteúdos para a Internet. |
|
Porto |
Em breve |
UFCD 0757 - Folha de Cálculo - funcionalidades avançadas |
2 |
Múltiplas folhas de cálculo: Múltiplas folhas; Reunião de folhas de cálculo; Ligação entre folhas |
|
Porto |
Em breve |
9214 - Marketing Digital |
4 |
Internet e os canais de distribuição: Business to business – B2B; Business to consumer - B2C; One to one - O2O; Business to administration - B2A |
|
Porto |
Em breve |
0457 - Artes Decorativas |
4 |
Caracterização das artes decorativas: Objectivos e campos de aplicação das artes decorativas; Artes decorativas portuguesas: - Têxteis - tapetes, tapeçarias, rendas e bordados; - Mobiliário; - Talha, estuques e azulejos |
|
Porto |
Em breve |
8261 - Língua Inglesa - serviço de restaurante/bar (elementar) |
2 |
Funcionamento da língua inglesa: Regras gramaticais de sintaxe e semântica; Unidades significativas: parágrafos, períodos, tipos de fase, estrutura frásica |
|
Porto |
Em breve |
4214 - Língua Inglesa aplicada ao restaurante(bar (Independente) |
4 |
Vocabulário específico ao serviço de mesa/bar em língua inglesa |
|
Porto |
Em breve |
0386 - Língua Inglesa - organização administrativa da venda |
4 |
Correspondência comercial em língua inglesa: Leitura analítica; Comunicação escrita como uma mensagem de venda; Formas e modelos de correspondência comercial |
|
Porto |
Em breve |
8307 - Língua Inglesa - turismo e hotelaria na região (Independente) |
4 |
Funcionamento da língua inglesa: Regras gramaticais de sintaxe e semântica; Unidades significativas: parágrafos, períodos, tipos de fase, estrutura frásica; Adequação discursiva |
|
Porto |
Em breve |
8308 - Língua francesa - Turismo e Hotelaria na Região |
4 |
Funcionamento da língua francesa: Regras gramaticais de sintaxe e semântica; Unidades significativas: parágrafos, períodos, tipos de fase, estrutura frásica; Adequação discursiva |
|
Porto |
Em breve |
8275 - Língua Espanhola - Serviço de Restaurante/Bar |
2 |
Funcionamento da língua espanhola: Regras gramaticais de sintaxe e semântica; Unidades significativas: parágrafos, períodos, tipos de fase, estrutura frásica |
|
Porto |
Em breve |
8222 - Língua Espanhola - Informação Turística da Região |
2 |
Funcionamento da língua espanhola: Regras gramaticais de sintaxe e semântica; Unidades significativas: parágrafos, períodos, tipos de fase, estrutura frásica; Adequação discursiva |
|
Porto |
Em breve |
0703 - Cortesia, Etiqueta e Protocolo no Atendimento |
4 |
Imagem: Requisitos de uma boa imagem pessoal e profissional; A importância da comunicação não verbal na projeção da imagem; Apresentações e cumprimentos; Vestuário profissional feminino e masculino |
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Porto |
Em breve |
9220 - Gestão de Conteúdos Digitais |
4 |
Marketing viral: Conceitos e princípios |
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Porto |
Em breve |
9219 Social Media |
4 |
Introdução ao social media: História e evolução de social media; O Novo paradigma da comunicação |