Barra financiamento POISE PT2020 FSE

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Designação da Ação

Nível

Conteúdos

 
 

Águeda

15.01.2018

UFCD 3776 - Informática – Folha de Cálculo e Base de Dados

4

Folha de cálculo: Características; Vantagens e desvantagens; Criação, gravação e edição de uma folha de cálculo; Formatação; Gráficos com recurso a modelos pré-definidos; Preparação de conteúdos para a Internet.
Base de dados: Características; Vantagens e desvantagens; Modo de funcionamento; Componentes de uma base de dados; Manutenção de bases de dados; Publicação de conteúdos para a Internet.

 

Águeda

15.01.2018

UFCD 0628 - Língua Inglesa - Técnicas de Escrita

2

Documentos comerciais em língua inglesa
Documentos comerciais e contabilísticos
Documentos bancários
Frases comerciais tipo

 

Águeda

19.01.2018

UFCD 6213 - Condução e Manobra de Equipamentos de Carga e Descarga

2

Tipos de equipamentos
Empilhadores elevadores: Empilhadores convencionais térmicos;  Empilhadores convencionais eléctricos; Empilhadores retrácteis;  Empilhadores bilaterais e trilaterais;  Empilhadores telescópicos; Porta contentores e grandes cargas
Veículos guiados automaticamente: Stackers; Porta Paletes
Regras gerais de condução e circulação dos equipamentos: Estabilidade e centros de gravidade; Arranque do motor, operações de marcha e paragem do motor; Operações com dispositivo de elevação; Levantamento, transporte e colocação de cargas; Carregamento e descarregamento; Fases de empilhamento com empilhadores de contra-peso; Fases de descarregamento ou desempilhamento
Inspeção, limpeza e manutenção do equipamento: Operações periódicas de inspeção, limpeza e manutenção; Carga e manutenção das baterias
Regras de segurança: Identificação dos riscos na movimentação de cargas; Atribuição e responsabilidades ao operador; Estacionamento de equipamento em segurança; Ergonomia; Regras de higiene e segurança

 

Águeda

16.01.2018

UFCD 3564 - Primeiros Socorros

2

Tipos de acidente
Comportamento perante o sinistrado: Prevenção do agravamento do acidente; Alerta dos serviços de socorro público; Exame do sinistrado; Socorros de urgência; Primeiros socorros e conselhos de prevenção nos diferentes casos de dificuldade respiratória
- Dificuldades respiratórias – descrição: Socorros de urgência; Reanimação cardio-respiratória
Feridas, fraturas, acidentes respiratórios, acidentes digestivos, acidentes pelos agentes físicos, envelhecimento
Acidentes inerentes à profissão: Queimadura: Por corrente eléctrica; Hemorragia externa por ferimento (corte); Comportamento a seguir; Esterilização dos instrumentos;  Prevenção dos acidentes de trabalho, supressão de risco, proteção coletiva, proteção individual, sinalização
Serviço Nacional de Proteção Civil: Socorrismo e realidade
A profissão confrontada com a doença: Prevenção de acidentes e doenças profissionais: Higiene do profissional, Higiene do meio ambiente; Revisão de atuação em diferentes casos: Revisão dos efeitos tardios em certos acidentes.

 

Águeda

20.02.2018

UFCD 7848 - Gestão da Qualidade

4

Gestão da qualidade: Conceito e evolução histórica; Função qualidade, controlo da qualidade, garantia da qualidade, gestão da qualidade; Estratégia da organização e competitividade.
O Sistema Português da Qualidade: Normalização – normas de âmbito nacional, europeu e internacional; Metrologia – a exatidão das medições realizadas; Qualificação – acreditação e certificação.                                                                                                                                                                                                                  Relação entre os sistemas de gestão da qualidade e os modelos de excelência
Aspetos transversais aos sistemas de gestão da qualidade: Princípios de gestão da qualidade; Requisitos dos sistemas de gestão da qualidade e requisitos dos produtos; Desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão da qualidade; Abordagem por processos: a metodologia PDCA; Política da qualidade e objetivos da qualidade; Papel da gestão de topo no âmbito do sistema de gestão da qualidade; Motivação para a qualidade; Documentação do sistema de gestão da qualidade; Monitorização e medicação; Avaliação dos sistemas de gestão da qualidade; Ferramentas da qualidade; Custos da qualidade; Melhoria contínua.
Compatibilidade com outros sistemas de gestão e sua integração
Questões da qualidade adaptadas a um setor da qualidade

 

Águeda

20.02.2018

UFCD 7844 - Gestão de Equipas

4

Organização do trabalho de equipa
Comunicar eficazmente com a equipa
Gestão orientada para os resultados e para as pessoas
Técnicas de motivação e dinamização da equipa
Gestão de conflitos
Orientação da equipa para a mudança
Liderança: Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos; Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança; Diferentes estilos de Liderança; Competências necessárias à coordenação de equipas; Estratégias de mobilização da equipa para um desempenho de excelência; Gestão de situações problemáticas na equipa
Trabalho em equipa: implicações e especificidades; Excelência no trabalho em equipa; Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa; Mobilização de recursos pessoais em função da equipa; Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa

 

Águeda

Em breve

UFCD 7847- Aplicações Informáticas na Ótica do Utilizador

4

Informática – conceitos gerais
Operações elementares com o sistema operativo
Processamento de texto: Características e vantagens do processador de texto; Criação, gravação e edição de documentos; Formatação de documentos; Impressão de documentos
Folha de cálculo
Sistema de gestão de base de dados
Aplicação de apresentação de diapositivos
Internet: Características e vantagens da internet; Pesquisa de informação;                                                                                                                                           Correio eletrónico: Características e vantagens do correio eletrónico; Elaboração, envio, receção e leitura de mensagens de correio eletrónico
Gestão de agenda e calendário
Gestão de contactos
Gestão de tarefas
Utilização da Web 2.0 – Wikis, blogs, mash-ups, redes sociais, …

 

Águeda

Em breve

UFCD 3296 - Higiene e Segurança Alimentar

2

Noções de microbiologia
Noções de higiene
Conservação e armazenamento de géneros alimentícios
Noções de limpeza e desinfecção
Introdução à aplicação do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo)

 

Águeda

Em breve

UFCD 7538 - Manutenção Industrial

4

Manutenção industrial: Conceitos de manutenção industrial; Organização técnica e administrativa da manutenção; O papel da manutenção; O custo da manutenção; Tipos de manutenção; A manutenção e os seus parceiros; A ligação da manutenção com a produção; Estrutura do serviço de manutenção;                           Organização de um serviço de manutenção: Planificar a manutenção; Classes de manutenção; Sequência processual; Mecanização; Período de trabalho
Prevenção na manutenção: A manutenção preventiva e os se Diagnóstico de avarias em diversos tipos de equipamento
Tipologias e causas das avarias mais comuns
Avarias e anomalias de funcionamento
Instrumentos apropriados para a realização de manutenção
Operações de manutenção
Manutenção produtiva total (TPM) us objetivos; A elaboração de um programa de intervenção preventiva; Aquisição
Ensaios; Funcionamento; Dossiê da manutenção                                                                                                                                                                               Diagnóstico de avarias em diversos tipos de equipamento: Tipologias e causas das avarias mais comuns; Avarias e anomalias de funcionamento
Instrumentos apropriados para a realização de manutenção
Operações de manutenção
Manutenção produtiva total (TPM)

 

Águeda

Em breve

UFCD 6595 - 5 S

4

O que são os 5S
Vantagens da aplicação dos 5S
Classificar
Organizar
Limpar
Normalizar
Disciplinar e melhorar
Controlo visual
Realização de auditoria 5S
Sistema de indicadores
Aplicação prática em posto de trabalho

 

Águeda

Em breve

UFCD 3782 - Segurança no Trabalho – Equipamentos

4

Selecção de equipamentos de proteção individual face aos riscos, natureza e tipo de trabalho
Metodologias para conceção de listas de verificação a partir de diplomas legais
Normas técnicas
Códigos de boas práticas
Informação técnica
Manuais de instruções dos equipamentos: Por setor de actividade; Por tipo de risco; Por profissão; Por operação; Por componente material do trabalho.
Instrumentos de deteção e de medição de leitura direta no domínio da segurança e seus princípios de funcionamento: Explosivímetros; Detectores de gases; Vapores manómetros

 

Águeda

Em breve

UFCD 0677 - Recursos Humanos – Processos de Recrutamento, Seleção e Admissão

4

Técnicas de recursos humanos: A diferença entre recrutar e seleccionar; Necessidades de recrutamento: Diferentes tipos de recrutamento (externo e interno)
Fases do recrutamento e selecção
Diversas fontes de recrutamento (anúncios, bolsa de candidaturas, contactos, sites e outros)                                                                                                                Fases e instrumentos de selecção: Triagem curricular; Os testes e as entrevistas; Comunicação de resultados
Admissão de pessoal: Acolhimento na empresa; Abertura do processo; Processos individuais de pessoal
Base de dados do pessoal: Organização e Manutenção

 

Águeda

Em breve

UFCD 0353 - Atendimento Telefónico

4

Etapas e regras do atendimento telefónico:- Etapas do atendimento telefónico: Guião de apoio ao Operador; - Abordagem inicial; Prestação do Serviço / reencaminhamento; Despedida; - Regras elementares do comportamento no atendimento telefónico
Comunicação telefónica: Linguagem adequada à comunicação telefónica; Comunicação verbal (a forma): Articulação; Fluência;  Modulação (volume, ritmo e tom)

 

Águeda

Em breve

UFCD 0432 - Estratégias de Fidelização

2

Conceito e objetivos da fidelização
Mecanismos que afetam a relação com o cliente e a sua fidelização
Estratégias de fidelização

 

Águeda

Em breve

UFCD 0404 - Organização Pessoal e Gestão do Tempo

2

Técnicas para inventariação das atividades desenvolvidas
Técnicas para análise das atividades desenvolvidas e sua priorização
Identificação do potencial de melhoria de cada uma das atividades
Regras básicas de organização pessoal
Regras fundamentais da gestão do tempo
Desenvolvimento de planos de ação de melhoria de desempenho utilizando as regras básicas de gestão do tempo e de organização pessoal

 

Águeda

Em breve

UFCD 8143 - Proteção Ambiental

2

Conceitos e fundamentos da proteção ambiental
Importância do ambiente
O ambiente perante a estratégia da empresa
Normas nacionais e internacionais da proteção ambiental
Conceitos e fundamentos da gestão de resíduos
Tipos de resíduos e sua classificação
Processos de tratamento e valorização de resíduos

 

Águeda

Em breve

UFCD 7850 - Gestão de Stocks

4

Noção e objetivos do Aprovisionamento
Função de um serviço de compras
Organização das compras
Preenchimento de documentação comercial
Operações da gestão de stocks: Armazenagem; Gestão de entradas/saídas;  Transportes;  Inventários
A gestão de stocks: Gestão material de stocks; Gestão administrativa dos stocks; Gestão económica dos stocks; Curva ABC como método de gestão; Classificação dos stocks.
Modelos e métodos de Aprovisionamento
Custos envolvidos nos stocks
Elaboração de orçamentos