SI Empreendedorismo Qualificado e Criativo 

Apoia projectos das PME, com menos de dois anos, a dinamizar em sectores com fortes dinâmicas de crescimento (indústrias criativas e culturais, sectores com maior intensidade de tecnologia e/ou conhecimento, ou que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços), sendo enquadráveis investimentos de natureza inovadora, que se traduzam na produção de bens e serviços transaccionáveis e internacionalizáveis e com elevado nível de incorporação nacional.


SI Inovação Produtiva
PME – Apoia projectos que promovam a inovação no tecido empresarial, traduzida na produção de novos, ou significativamente melhorados, bens e serviços transaccionáveis e internacionalizáveis, diferenciadores e de qualidade e com elevado nível de incorporação nacional, criando oportunidades de internacionalização ou reforçando a qualidade do tecido empresarial das regiões.
Não PME – Apoia projectos que reforçem o investimento empresarial em actividades inovadoras, promovendo o aumento da produção transaccionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico; Que contribuam para a internacionalização e orientação transaccionável da economia portuguesa e para a criação de emprego qualificado, bem como gerem um efeito de arrastamento em PME.

SI Qualificação
Apoia projectos que reforçem a capacitação empresarial das PME, aplicando novos métodos e processos organizacionais, e incrementando a flexibilidade e a capacidade de resposta no mercado global, com recurso a investimentos imateriais na área da competitividade.

SI Internacionalização
Apoia projectos que reforçem a capacitação empresarial das PME, através do desenvolvimento dos seus processos de qualificação para a internacionalização, valorizando factores imateriais de competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora.

Vale Empreendedorismo
Apoia a aquisição de serviços de consultoria imprescindíveis ao arranque de empresas, nomeadamente a elaboração de planos de negócios, a entidades acreditadas para a prestação do serviço em causa.

Vale Inovação
Apoia a aquisição de serviços de consultoria de inovação e apoio à inovação, abrangendo as áreas de consultoria de gestão, assistência tecnológica, consultoria na área da economia digital, consultoria para aquisição, proteção e comercialização de direitos de propriedade intelectual e industrial e para acordos de licenciamento, consultoria relativa à utilização de normas e serviços de ensaios e certificação.

Vale Internacionalização
Apoia a aquisição de serviços de consultoria na área de prospecção de mercado.

Comércio Investe
Visa a modernização e valorização da oferta dos estabelecimentos abertos ao público, através da aposta na inovação e da utilização de formas avançadas de comercialização